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segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Problema de Funcionamento do Motor




         O funcionamento perfeito do motor shovelhead depende das condições internas do motor, obviamente, mas também depende muito da qualidade das peças que envolvem a combustão. E neste campo tanto se fala da parte elétrica de ignição quanto da carburação. Um curto circuito de qualquer positivo com o chassis pode interferir no funcionamento do motor. Se for o fio do platinado então... Fugas de faíscas com cabos velhos, bobinas danificadas, platinado furado, avanço mecânico (macaquinhos) gastos etc... podem tornar o funcionamento do motor, deficiente, com falhas e pode ocasionar até choque nas pernas.
              A minha moto tem motor shovelhead 1982, isto significa motor 1.340cc. Seguindo conselho de "entendidos", mudei o carburador original para um CV utilizado nos modelos de motor Evolution. O Carburador vem funcionando razoavelmente durante estes três anos. No último ano, no entanto eu não consegui fazer o motor funcionar corretamente. Eu vinha utilizando a moto, ela funcionava bem mas quando tinha que andar devagar o retomar em baixa velocidade ela falhava e isto me irritava porque fica desconfortável, e causa uma sensação de que o defeito me teria vencido. A marcha lenta característica das shovel,.. nem pensar. Sendo este sintoma de entrada indevida de ar, eu vedei todos os locais possíveis de entrada de ar, exceto o eixo da borboleta de entrada de ar do lado em que o cabo fica preso. Eu só descobri isto acidentalmente.
               Há pouco tempo levei um tombo. Entortou a manopla do acelerador e isto estava fazendo com que não houvesse retorno automático à marcha lenta quando se soltava o acelerador. Inicialmente achei que o cabo estivesse enroscando na canícula (conduite). Na verdade era a manopla torta mas a investigação do problema levou-me a desmontar a haste do controle do acelerador, aquela na qual a ponta do cabo fica presa e faz a borboleta interna do carburador controlar a passagem do gás. 
                 Ao retira a haste verifiquei que há uma gaxeta de baquelite que tema finalidade de calçar a haste e ao mesmo tempo impedir a entrada de ar pelo eixo quando já desgastado. Só então eu percebi que não tinha prevenido todas as entradas de ar. Antes de repor esta gaxeta coloquei um anel o'ring bem fininho, montei tudo e pronto. Problema resolvido. A moto fico redonda e com marcha lenta que havia muito tempo eu não conseguia. Fiz uma viagem de aproximadamente 100Km, e a moto ficou excelente.  Então a entrada de ar indevida no carburador pode ensejar um problema crônico de combustão defeituosa tornando a condução desconfortável (moto quadrada). Assim se o sistema elétrico está funcionando corretamente, e o carburador está dentro das especificações e mesmo assim a moto está quadrada, é entrada de ar. Descubra onde e faça a vedação. No meu caso a marcha lenta ficou assim: (dá um click na imagem abaixo)




3 comentários:

  1. belo relato ..! vou já verificar minha Shovel,..acho que pode ser isso mesmo..! valeu " brother´s Shovel.." DaSilva hd..!

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  2. Fernando e Silas , precisamos reservar um sábado ou domingo para comermos um peixe...conhece Tuiuti? lá tem o restaurante O PEIXE , muito bom...vamos?
    Abração
    Wagner

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  3. Tenho uma shovel 1976 que foi da polícia federal, estou com um problema na embreagem que suja se óleo os discos e rapidinho fica sem embreagem. Gostaria de pedir ajuda, como solucionou este oroblema.

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