Muitos proprietários de shovelhead modificam o comando de válvulas, substituindo o original por outros modelos, alguns colocam comando de Evolution, outros S&S, Andrews etc...
Nada contra. Alguns comandos, por abrirem a válvula em momento inoportuno acabam por interferir na marcha lenta, tornando-a muito acelerada, desfigurando o tão famoso som das Shoveheads. O desempenho, no entanto, aumenta podendo haver ganho de torque e de velocidade.
Um detalhe que ninguém pensa é que, o que há em comum dos comandos chamados mais brabos, é o fato de que cada camo - aquele ressalto ovalado sobre o qual passa o carrinho que levanta o tucho, é um pouco mais alto do que o original. Assim permite entrada um pouco maior de gás aumentando a potência e eventualmente, torque e velocidade. A válvula de escape abre um pouco mais também.
Se o camo aumenta a abertura da válvula, a mola que mantém a válvula fechada é contraída por um curso um pouco maior do que aquela proporcionada pelo comando original. Em outras palavras, a vareta do tucho sobe um pouco mais e pressiona também um pouco mais a válvula, fazendo contrair um pouco mais a mola. Esta força de retorno produzida pela mola potente da válvula, força o carrinho sobre o comando.
O carrinho, que em última análise é um rolamento de agulhas, sofre mais, pois é mais pressionado entre a vareta do tucho, a mola da válvula e o camo do comando (ou árvore de camos). Esta pressão para a qual o rolamento não foi projetado, vai tornear a pista ou os próprios roletes. Se os roletes afinam escapam da pista e.... o resto você já pode imaginar.
Conclusão, se você troca o comando, tem de trocar também o carrinho, caso contrário ele não suportará o esforço e vai romper, soltando as agulhas (roletes), no sistema de lubrificação. O primeiro lugar onde os detritos vão parar é na bomba de óleo, riscando-a e fazendo perder a pressão.
O sintoma é excesso de óleo no respiro do motor que joga óleo na corrente da transmissão final. Forma uma possa de óleo embaixo da moto e o sistema de lubrificação de alta pressão fica prejudicado, podendo afetar gravemente o motor.
Estes carrinhos do tucho devem ser inspecionados periodicamente para verificar se estão em boa condição, caso contrário, pode ocorrer tais avarias.
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