Páginas

sábado, 10 de março de 2012

A embreagem e o sabonete

Alguns proprietários de shovel, inutilizam a lubrificação original da corrente de transmissão primária, esticada por uma peça de nylon, conhecida popularmente como sabonete ou saboneteira.
Eu fiz isto na minha moto e me arrependo. Alguns amigos, me disseram para não fazer, mas nunca souberam explicar exatamente o motivo.
Bom, o dilema é que, se você deixa a lubrificação original, periodicamente você tem de mexer nos discos de embreagem que humedecem de óleo e passam a patinar. Se você utiliza um disco que funciona molhado, a embreagem não funciona dirieito porque a lubrificação é insuficiente. Mas se você deixa seca, cria outro dilema, se coloca óleo de mais, vai molhar o disco de embreagem, se coloca de menos, vai estragar o esticador caso faça uma viagem de mais de duzentos quilometros em velocidade de cruzeiro de 120Km/h. É que o sistema de transmissão primário, esquenta muito e o óelo cainda constantemente sobre o sabonete, não permite que o material entre em colápso. Quando o sistem seco é utilizado, a librificação do sabonete é deficiente e com o calor ele fica mole, e não consegue suportar a fricção da corrente primária, vindo a derreter.
O sintoma de que isto aconteceu é um barulho de batida metálica irregular na caixa da primária. Não se apavore, tire a tampa oblonga da tampa primária, com uma chave combinada 14 ou 9/16, solte o parafuso que prende o sabonte (cuidado para não soltar todo o parafuso),se o sabonete for daqueles inteiro de nylon,  estique a corrente e vá para casa (o material que sobrou dá para viajar aproximadamente 200Km, mais que isso você pode danificar a corrente porque o parafuso de fixação já começa ter contato direto), não esquecendo de trocar o sabonete na primeira oportunidade, caso contrário vai danificar a corrente e outros componentes; se o sabonete for daqueles de metal revestido de nylon, você pode improvisar o revestimento com um pedação de nylon de tábua de carne que vende em qualquer supermercado, prendendo com rebite pop; você vai conseguir ir embora, mas... já sabe né, compre outro e substitua por um novo assim que chegar.
Entendo que a melhor opção é manter o sistema original, que preserva o esticador. Quanto aos discos de embreagem, você vai ter de aprender a limpá-los periodicamente (se houver interesse, entre em contato e eu mostro como eu faço). É meu amigo.... Se você gosta de moto antiga, tem de gostar um pouco de mecânica. Ou ter um mecânico de confiança, o que, neste meio, eu já sei que tem....,mas é difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário