Páginas

domingo, 13 de dezembro de 2015

Ih queimou a bobina de ignição

Você está de shovelhed, longe de casa, longe de tudo e o motor para de funcionar e não pega.
1) Verifique se a torneira de gasolina está aberta, e se houver pouca gasolina, verifique se está na posição da reserva.
2) Se tem gasolina no tanque, verifique se há gasolina na mangueira que vai até o carburador, se não houver, verifique o motivo e sane,
3) Verifique se a chave geral esta desarmada, se estiver arme e tente a partida,
4) Retire o conjunto do filtro do carburador, com a moto desligada, acelere rapidamente uma ou duas vezes, se houver um jato de combustível no giclê auxiliar é porque tem gasolina e o carburador está funcionando, reponha o conjunto.
5) Se mesmo assim a moto não pega, retire uma vela, coloque-a no plug do cabo, encoste-a no motor, dê partida no motor e observe a vela enquanto o motor é acionado pelo motor de partida, se estiver saindo faísca ela está boa. Faça isto nas duas,
6) Nestas condições a moto deveria funcionar, então pode haver algo errado no sistema de ignição. Caso seja CDI (ignição eletrônica), antes de mais nada, certifique-se de que a bateria está em boas condições e carregada. Com pouca carga, o motor de partida absorve momentaneamente toda a carga da bateria, não sobrando nenhuma para a ignição, resultado: a moto não pega. Verifique se há algum fio seccionado ou sem contato ou em curto circuito. Se for platinado, verifique se as platinas estão em boas condições. Se o parafuso do platinado não está solto. Se o platinado estiver em boas condições, substituta o condensador. Confira se o platinado está úmido de óleo ou outro isolante. Ou se está com algum fio em curto. Água suja pode produzir curto.
7) Observe se há fragmento de metal ou alumínio na caixa de distribuição (vulgarmente conhecida como "teta"). As molas do avanço quando quebram além de soltar pedaços ainda permite que os "macaquinhos" do avanço, ofendam as paredes da teta. Amarre com um barbante os macaquinhos. A moto deve pegar. Vai falhar quando acelerar, mas dá para ir para casa.
8) Se nada disso funcionar, então faça uma marca na caixa, pode ser um risco com lápis ou chave de fenda, para retirar a mesa do platinado e quando for recolocar encontrar a posição do ponto. Solte os dois parafusos que prendem a mesa, retire a mesa (não é necessário cortar o(os) fio(s) (caso seja CDI pode ter três fios se for sigle ou dois fios para "dual fire". O excêntrico onde ficam presos os macaquinhos do avanço, encaixa-se no eixo do comando por uma pequena trava elástica. Esta Trava é presa no excêntrico. Quando esta trava se quebra, o distribuidor engana continuando a produzir faísca, mas esta faísca é produzida no momento errado. A moto nunca vai pegar. O sintoma é estouros e fogo no escape quando a partida é tentada. Verifique se esta trava está solta ou quebrada. Se estiver quebrada, Com a ajuda de um prego ou um pedaço de arame, empurre um pouco o pedaço que ficou dentro do excêntrico até que ele apareça por cerca de 1 mm. Já é suficiente, recoloque, ponha a mesa na posição e tente a partida.

9) Caso não tenha faísca, verifique se as velas estão secas, se não estiver elimine óleo ou combustível do eletrodo das velas com um pano limpo. As vezes, quando a moto afoga, molham as velas. Se não secar, não vai pegar.
10) Se nada disso funcionar, a bobina de ignição pode estar queimada. Compre duas de CG, Ligue-as em paralelo (+ com+ e - com -) se for platinado ou ignição dual fire (bobina com dois polos). Se for sigle fire (bobina com três fios) ligue o fio vermelho do CDI nos dois polos da bobina, o preto no outro polo de uma e o branco no outro polo da outra, Vai funcionar.